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Alongando a Qualidade de Vida

O alongamento é um exercício que faz bem não somente para o corpo, mas também para a alma. A sensação de relaxamento produz bem-estar e melhora a qualidade de vida, afinal, eleva o ânimo, aumenta a autonomia do corpo e previne o surgimento de dores.

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A fisiologia é bastante clara nesse sentido: músculos encurtados e tensos limitam a amplitude dos movimentos, afetam a postura e em certos casos, a precariedade na flexibilidade da musculatura pode gerar sérios desconfortos físicos.

 

Tipos de alongamento

 

Existem diferentes tipos de alongamento e cada um deles é realizado de uma forma, cumprindo papéis bem específicos na musculatura. Veja:

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Estático –  É o tipo de alongamento mais tradicional. Nele, enquanto uma área fica estendida, o restante do corpo permanece parado. A recomendação é que o atleta fique aproximadamente 30 segundos na mesma posição.

Dinâmico – No alongamento dinâmico o atleta faz movimentos de vai e vem, que por sua vez ajudam a trabalhar diferentes estruturas, através de estímulos que ajudam os músculos a se soltarem e ficarem menos tensos.

Passivo – Nesse alongamento o atleta recebe a ajuda de outra pessoa, que o auxilia no controle da força aplicada, sempre respeitando os limites do corpo e contribuindo para que as posições sejam anatomicamente confortáveis.

Flex Circuit, uma modalidade pra lá de funcional

 

Flex Circuit é uma aula de grupo exclusiva, que consiste em um circuito de alongamento e exercícios posturais. As séries são realizadas com o auxílio do banco Fit Flex e de outros equipamentos, como bola e colchonete. Segundo Juliana Romantini, o uso do banco articulado possibilita um trabalho postural intenso e para os iniciantes, proporciona o conforto de manter o corpo apoiado, viabilizando assim um alongamento mais consciente.

 

O Flex Circuit tem como principais vantagens o desenvolvimento da flexibilidade e a efetiva melhora da postura. A modalidade trabalha vários grupos musculares, incluindo glúteos, troco, braços e pernas. O gasto calórico é moderado (apenas 60 kcal por hora), mas os benefícios são incontáveis. 30 minutos de Flex Circuit por dia podem fazer a diferença pela vida toda.

 

Agora que você já conhece a importância do alongamento, que tal colocar todo o seu conhecimento em prática? Cuide da flexibilidade da sua musculatura e não abra mão de alongar. Bons treinos!

 

(Procure sempre um profissional qualificado, para te acompanhar nos exercícios).img-20160916-wa0013

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