IMG_7979

Sal x Sódio


Requintadas, estou comprometida com vocês! Sim, me comprometo em compartilha todos os benefícios que eu conseguir. Quem me segue nas redes sociais já sabem que tenho Lúpus, e a alimentação é um fator muito importante.




Minha Nutricionista Iata Ramos me
enviou um texto super bacana, e logo trouxe para vocês!

13346571_1358919007457766_8255444900943552912_n

Sal X Sódio
Hoje resolvi escrever sobre um “tempero” que muita gente tem dificuldade em abrir mão… O SAL. Devido ao fato dele está presente na maioria das refeições, resolvi esclarecer algumas dúvidas…
Para começar, o problema não está no sal, e, sim, no sódio, sim, SÓDIO! Ele está presente na maioria dos produtos industrializados e quando consumidos em grandes quantidades podem trazer problemas de saúde como a Hipertensão Arterial (Pressão alta).
A utilização do sal num primeiro momento da civilização, foi para conservação de certos alimentos, como as carnes e peixes. Devido ao sabor, foi entrando em receitas e hoje se encontra em diversos produtos alimentares. O Ministério da Saúde e a Associação das Indústrias da Alimentação com o objetivo de reduzir o índice de doenças crônicas firmaram um compromisso para tentar reduzir a quantidade de sódio nos alimentos industrializados.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 5 gramas diárias (o equivalente a 2,4 gramas de sódio). Pesquisas constataram que o brasileiro consome o dobro. Não digo somente o sal de cozinha, mas, também o sódio que está contido nos alimentos industrializados como salgadinhos de pacote, temperos prontos, como molhos de tomate, sucos em pó, sopas em pó, refrigerantes, alimentos congelados…
Então, devemos evitar esses alimentos e usar temperos caseiros no preparo da refeição, como alho, cebola, limão e ervas naturais frescas ou desidratadas (orégano, manjericão, alecrim, salsinha, cebolinha…) Se preferir a praticidade, atualmente no mercado, existem opções mais qualificadas como o sal marinho que não passa pelo processo de refinamento do sal de cozinha comum e tem mais minerais, o sal rosa do Himalaia que tem até 60% menos sódio do que o sal convencional e é rosa devido ao elevado índice de minerais.
Portanto, toda atenção é pouca, quando se trata do consumo do sódio no cotidiano!1422513_751637668185906_950652274_n-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *